Casal Cinco erros comuns que podem arruinar uma relação amorosa
A vida a dois é muito mais do que partilhar teto ou sonhos, é um compromisso que se assume e que depende da generosidade, compreensão e afeto do casal. Mas até mesmo os pares mais apaixonados e próximos podem sofrer com os erros mais comuns que conseguem arruinar uma relação.
Segundo o site Mind Body Green, são cinco os erros mais frequentes e que se mostram capazes de colocar um ponto final em qualquer relação, seja recente, seja duradoura, seja estável ou disfuncional.
1. Crer que a vivacidade é responsabilidade do parceiro – a ideia de príncipe encantado eternizada nos romances e filmes é a principal responsável por um dos pensamentos mais ‘pecaminosos’ da mulher: a ideia de que o homem é responsável pelo seu bem-estar físico e mental. Mas não. A responsabilidade pela tristeza, tédio e depressão não é apenas do parceiro, é, em grande parte, da própria pessoa, talvez por não ver na sua cara-metade todo o que idealizou indevidamente.
2. Acreditar que as relações têm que ser fáceis para resultar – a vida a dois é prazerosa, saudável e importante para o bem-estar das pessoas, contudo, não é nem tem que ser um mar de rosas. Pelo contrário, todas as relações têm altos e baixos, momentos mais fáceis e momentos mais difíceis, e são essas mesmas dificuldades que fortalecem o romance quando ultrapassadas da forma mais correta. Acreditar que uma relação só funciona se for fácil é meio caminho andado para a arruinar.
3. Não compreender que os segredos são o mesmo que mentiras – o segredo é uma omissão e uma omissão é muitas vezes suportada por uma mentira, seja maldosa ou não. Manter segredos na relação e acreditar que tal não a irá enfraquecer é um pensamento comum, mas arriscado. Além de dar origem a desconfianças, pode ainda criar toda uma teia de secretismo e mentira entre ambas as partes.
4. Pensar que a confiança não é recuperável – todas as pessoas merecem uma segunda oportunidade, até mesmo as que erram, traem ou são menos corretas. Recuperar a confiança em alguém pode não ser fácil, mas é realizável, diz o site, recomendado os casais a ouvir-se mutuamente e a dar uma segunda oportunidade sempre que se sentirem capazes para tal.
5. Não dedicar tempo à relação – qualquer ligação entre duas pessoas merece ser ‘mimada’, estimada e estimulada. Um casal que não dedica tempo de qualidade suficiente na vida a dois apenas está a fazer com que se torne mais fraca a cada dia. Mesmo nos casos em que os horários laborais não permitem que o casal esteja mais tempo junto, é importante definir um momento da semana dedicado ao romance.